segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mão Morta - Pesadelo em Peluche

    
Mão Morta é o nome de uma banda de rock português (um rock peculiar, no mínimo) fundada em Braga em 1985. Este ano celébra 25 anos com o lançamento de um novo álbum chamado "Pesadelo em Peluche". Brevemente farei um post sobre a história da banda, mas para já vou falar um pouco deste novo projecto.

Quem conhece Mão Morta sabe perfeitamente quão macabras são as letras de músicas como "Arrastando o seu Cadáver" ou mesmo o clássico "Cão da Morte". Ao fim de duas décadas e meia a trabalhar, Adolfo Luxúria Canibal resolveu enverdar por letras menos dolorosas, músicas menos violentas e ritmos claramente mais comerciais.


Fica aqui a lista das músicas que fazem parte do álbum e a avaliação do mesmo:

1º- Novelos de Paixão
2º- Teorias da Conspiração
3º- Paisagens Mentais
4º- Biblioteca Espectral
5º- Tardes de Inverno
6º- Como um Vampiro
7º- Penitentes Sofredores
8º- O Seio Esquerdo de R.P.
9º- Fazer de Morto
10º- Metalcarne
11º- Estância Balnear
12º- Tiago Capitão

Avaliação Global: 4

Olhando para as faixas deste CD há dois pontos que saltam imediatamente à vista: Os nomes, muito menos agressivos e menos macabros. O segundo ponto  tem a ver com a duração das faixas (não visível aqui): "Tardes de Inverno" e "Estância Balnear" têm 2:25 e 2:19 respectivamente, já "O Seio Esquerdo de R.P." e "Tiago Capitão" contam com 6:07 e 8:08 minutos.

Ouvi a primeira música e fiquei bastante surpreendido, um estilo muito mais melódico, comercial, leve e mesmo mais alegre do que o habitual, é a música que mais gosto do "Pesadelo em Peluche". "Teoria da Conspiração" perde um pouco e até chegarmos a "Como um Vampiro" não há nenhuma música espectacular, nem nada parecido. A partir daqui o álbum torna-se mais interessante e quero deixar um particular elogio para "Estância Balnear" que tem algumas semelhanças (ainda que tímidas) com "Novelos de Paixão".

Para finalizar, "Tiago Capitão" adopta um estilo progressivo particularmente agradável de ouvir.

Conclusão: Um álbum novo que parece marcar uma nova era numa banda que, durante 25 anos esteve "mergulhada" numa escuridão enorme. Veio ao de cima e mostrou-se mais forte, bom trabalho!

Ouça aqui algumas músicas do "Pesadelo em Peluche":

Novelos de Paixão



Estância Balnear



Tiago Capitão

Sem comentários: